Compreender o papel das regiões polares no clima do planeta e suas interações com o atual quadro de mudanças climáticas foi o objetivo do Painel de Mudanças Climáticas e 4º Ano Internacional Polar, que aconteceu quinta-feira (10/5), no auditório das Livrarias Paulinas (Rua dos Andradas, 1212, Centro). Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio dos Agenciamentos Pedagógicos Coletivos/Educação Ambiental, o evento reuniu representantes do Grupo de Gestão Ambiental da secretaria e do Coletivo Jovem de Educação Ambiental da cidade, além de professores da Rede Municipal de Ensino e integrantes do Comitê Gestor de Educação Ambiental da prefeitura. Um dos destaques da palestra foi o aquecimento global.
No painel, o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Francisco Aquino apresentou estudos sobre mudanças climáticas e o 4º Ano Polar Internacional. Mestre e doutorando do Curso de Pós-Graduação em Geociências pela Ufrgs, Aquino é pesquisador do Programa Antártico Brasileiro e vice-coordenador do Projeto de Meteorologia da Antártica. “A sociedade só pode compreender, se preparar e entender as mudanças climáticas, se o cidadão conhecer como funciona o tempo e o clima”, afirmou.
Para a coordenadora de Educação Ambiental na Smed, Teresinha Sá, a educação deve estar sempre atualizada quanto aos eventos da natureza, levando o assunto a todos os segmentos da escola. “É fundamental conhecer o lugar e os diversos fenômenos que ocorrem a fim de que todos estejamos minimamente preparados para estes eventos, que hoje entendemos, não são isolados, mas planetários e afetam diretamente nossas vidas”, constata Teresinha.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 10/05/2007)