A experiência holandesa na recuperação de rios será conhecida pela comitiva Pró-Rio dos Sinos (RS), que parte do Brasil nesta sexta-feira (11/05) rumo aos Países Baixos. Integrado por lideranças regionais, prefeitos e entidades, o grupo visitará instituições e órgãos governamentais que se tornaram referência na gestão sustentável dos recursos hídricos através da cooperação técnica entre os municípios. A comitiva retorna no dia 21 de maio.
Integrante da comitiva, o deputado estadual Ronaldo Zülke (PT) acredita que a viagem trará benefícios ao trabalho que o recém formado Consórcio Público de Saneamento Básico do Rio dos Sinos começa a desenvolver. "São experiências bem sucedidas que serão conhecidas e certamente aproveitadas pelo consórcio para a reabilitação do Rio dos Sinos, principalmente no que diz respeito à associação entre municípios para despoluição de rios, como o Reno, por exemplo, e o tratamento de resíduos sólidos, domésticos e industriais", ilustra.
As propostas do parlamentar foram acolhidas pelas 12 prefeituras do consórcio e pressupõem maior rigidez na fiscalização do uso da água, alternativas ao arroz irrigado, recuperação da mata ciliar e tratamento dos arroios antes que atinjam o curso do rio. "É urgente que trabalhemos pela reabilitação do Rio dos Sinos para evitar novas tragédias ambientais como a mortandade de cem toneladas de peixes ocorrida no ano passado", defende Zülke.
De acordo com o deputado, a comitiva também irá identificar possíveis formas de cooperação com aporte de tecnologia e recursos humanos e financeiros por parte do governo holandês ou da comunidade européia para aplicação no caso do Rio dos Sinos. Além do deputado Zülke, integram a comitiva os prefeitos de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), de Novo Hamburgo, Jair Foscarini (PMDB); Taquara, Cláudio Kaiser (PMDB) ; Rolante, Pedro Luiz Rippel (PDT); e Nova Hartz, Antônio Elson de Souza (PT), o presidente do Instituto Martim Pescador, Henrique Prieto; o diretor do Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo, Luiz Antônio Castro, o presidente do Grupo Editorial Sinos, Mário Gusmão, o presidente da Companhia Municipal de Saneamento de Novo Hamburgo (Comusa), Renato Pilger, e o assessor técnico do consórcio, Arnaldo Dutra.