O prefeito de Xangri-Lá (RS), Celso Barbosa, e o Secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Paulo Santanna, reuniram-se com o deputado Fabiano Pereira na manhã desta quinta-feira (10/05), para discutir a possibilidade de instalação de um Parque Eólico no município. Fabiano comentou que as cidades de Xangri-Lá, Imbé e Santa Vitória do Palmar estão cotadas para receber investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões por parte do grupo francês Theolia, líder mundial na produção de energia eólica.
"Esses investimentos mudarão o perfil econômico do Litoral Norte, dando um impulso ao desenvolvimento dos municípios como é o caso de Xangri-Lá que já figura entre as cidades que mais crescem na região", observou Fabiano, confiante de que a consolidação do setor no Rio Grande do Sul viabilizará a atração de novos investimentos, através da instalação de indústrias de fabricação de componentes para a geração de energia eólica.
Além dessa iniciativa, o Rio Grande do Sul participará com três novos projetos de energia eólica no leilão de compra dessa enegia que o governo federal realizará no próximo dia 24 de maio. Sob coordenação da Eletrobras, esses projetos serão implementados nas cidades de Jaguarão, Piratini e Santana do Livramento, com potencial de geração de energia de 225 megawatts.