Na próxima quinta, 10/5, será aberta a exposição Banhados: Ecossistemas Ameaçados - Ciência, educação e arte em exposição, a partir das 18h30, no Ecomuseu Casa do Leite. A mostra retrata a importância do banhado do rio Gravataí e seu ecossistema para o meio-ambiente.
Com objetivos culturais, didáticos e educacionais, essa grande exposição, composta por três módulos que se inter-relacionam e se complementam, vem a público trazer informações sobre esse importante ecossistema, responsável pela sobrevivência de muitas espécies de plantas, animais,insetos e, por conseqüência, da nossa própria espécie. No módulo I são apresentadas pinturas da artista plástica Naura Sartori que passam sua visão sobre o banhado. "Em meus quadros procuro passar a importância que, acredito, devem ser dadas tanto ao banhado como a todos os outros lugares ainda nativos existentes nesta cidade e que, sabemos, restam poucos", informa Naura.
A Escola Estadual de Educação Básica Luiz de Camões integra o módulo II, com desenhos de alunos participantes do Projeto de Educação Ambiental. Conforme a equipe diretiva da escola, é nela que, com atividades direcionadas, que formaremos o cidadão consciente e sabedor dos seus direitos e responsabilidades. Já o módulo III é formado por imagens e informações que detalha os principais banhados do Rio Grande do Sul.
A exposição é uma realização da Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com organização do Museu de Ciências Naturais, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fundação ZooBotânica, Escola Estadual Luiza de Camões e Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG).
A visitação pode ser feita de 11 de maio a oito de julho. O agendamento de grupos e escolas pode ser feito pelo telefone 51-3439 3146. O Ecomuseu fica na rua Deolindo Manoel Selao, nº 71.(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cachoeirinha, 08/05/2007)