O Instituto Martim Pescador promoveu, na noite de terça-feira (8/5), a 49ª edição do Conversando sobre Turismo. O evento foi realizado a bordo do catamarã do instituto. O objetivo do encontro foi divulgar alternativas de turismo no município de São Leopoldo, em especial o turismo ambiental.
Para o presidente do Martim Pescador, Henrique Prieto, o evento foi uma oportunidade de apresentar o instituto como uma alternativa ao turismo ambiental. “Nosso interesse é divulgar o trabalho do Martim Pescador nesse segmento que vem crescendo no Estado. Queremos mostrar as alternativas do Município na área do turismo, apresentar as empresas e mostrar o que temos a oferecer.” Segundo Prieto, o Martim Pescador tem potencial também pelo trabalho realizado em favor do meio ambiente. “Complementamos as atividades turísticas com a educação ambiental.”
Tradicionalmente, o evento ocorre toda a primeira terça-feira do mês. Em virtude do feriado do dia 1º de maio, o Conversando sobre Turismo foi transferido para ontem. O encontro foi aberto por uma rápida apresentação da coordenadora regional de Qualificação dos Serviços Turísticos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Lenora Horn Schneider.
Para a coordenadora, o encontro tem a função de aproximar a secretaria das iniciativas locais. “Queremos trabalhar em conjunto com profissionais da área do turismo ambiental. Trabalhamos pela qualificação dos recursos humanos e da prestação de serviços na área.” Entre as apresentações da noite,o representante do Fórum Regionalde Turismo, Everton Lara Schaumloeffel, levou ao encontro no Martim Pescador as demandas dos municípios da região para a área do turismo.
Na apresentação, projetos do fórum para os próximos dois anos, além daqueles já encaminhados. “Essa integração com os órgãos competentes é importante. O Martim Pescador também une a região através do percurso no Rio dos Sinos.”
(Jornal VS, 09/05/2007)