O presidente do Instituto Martim Pescador, Henrique Prieto, vai levar na bagagem para a Europa uma apresentação sobre a mortandade de peixes de outubro do ano passado. Integrante da comitiva de autoridades que vai à Holanda e à Inglaterra conhecer experiências de saneamento em empresas, Prieto vai aproveitar a oportunidade para mostrar aos anfitriões a gravidade do problema ambiental no Rio dos Sinos.
Segundo o presidente do Martim Pescador, a mortandade resgatou o assunto da problemática do meio ambiente. Foi também o evento que desencadeou a articulação efetiva do consórcio municipal de saneamento, o PróSinos, e do grupo que embarca para a Europa na próxima sexta-feira. “Foi essa tragédia que despertou todo esse movimento. É natural que mostremos o porquê de estarmos ali.” Prieto sugeriu ainda que o grupo produza um cartão de visita conjunto, com nomes e formas de contato de todos os integrantes da comitiva. A Prefeitura de São Leopoldo ficou encarregada da confecção do cartão.
Os nomes que vão integrar a comitiva foram confirmados ontem (8/5). Compõem o grupo os prefeitos de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), de Novo Hamburgo, Jair Foscarini (PMDB), Taquara, Cláudio Kaiser (PMDB), Rolante, Pedro Luiz Rippel (PDT), e Nova Hartz, Antônio Elson de Souza (PT). O deputado estadual Ronaldo Zulke (PT), Mário Gusmão, presidente do Grupo Editorial Sinos, o diretor do Semae, Luiz Castro, o presidente da Comusa, Renato Pilger, o servidor do PróSinos, Arnaldo Dutra, e o presidente do Instituto Martim Pescador, Henrique Prieto, completam o grupo.
(Jornal VS, 09/05/2007)