Durante a semana passada, nas dependência do Clube Encruzilhadense, aconteceu a 3a edição do Seminário de Reflorestamento, evento que tratou de uma ação conjunta entre a prefeitura municipal, prefeitura de Dom Feliciano, associações comerciais das duas cidades, e Fiergs, com o patrocínio da empresa Aracruz.
O início das palestras ficou a cargo de Lauro de Quadros, consultor do Comitê de Indústria de Base Florestal e Moveleira da Fiergs, que destacou a importância da atividade com repercussão forte na economia e na parte social. A segunda palestra da noite doi proferida pelo engenheiro florestal da Aracruz, Rafael Rossato, que apresentou o sistema de florestas pela Aracruz, destacando as parcerias com proprietários a partir de dois hectares.
A última palestra da noite doi do professor da UFSM, Paulo Renato Schneider, relatando a referência da absorção de gás carbono na atmosfera, consumo de água per capita e comparativo de água e nutrientes entre floresta nativa e floresta exótica. As palestras foram dirigidas a um público predominantemente de empresários de Encruzilhada do Sul, Pantana Grande, Dom Feliciano e Amaral Ferrador, com a participação de ONGs, alunos da Cetagroo, além de autoridades municipais. o seminário teve como onjetivo esclarecer a opinião pública sobre os aspectos de impacto que causam ao meio ambiente o cultivo de florestas, em particular as espécies de eucaliptos.
(Jornal Cidades - Jornal do Comércio, 09/05/2007)