A região Sul é líder na produção de verduras e mel agroecológicos. De acordo com dados preliminares do Ministério da Agricultura, a região é responsável por 65% da produção orgânica de mel e 55% das verduras e legumes. O Sul ainda divide a liderança na produção de frutas orgânicas com o Nordeste, respondendo por 45% da produção nacional.
O levantamento aponta que hoje são cultivados 800 mil hectares de produtos orgânicos no Brasil, envolvendo cerca de 15 mil agricultores. Destes, 68% se encontram na região Sul, 13% no Nordeste e 10% no Sudeste. O estudo mostra, ainda, que o Centro-Oeste concentra a pastagem orgânica, que cresce cada vez mais.
A agroecologia vem sendo muito utilizada nas pequenas propriedades em todo o país. A técnica é recente e se opõe às grandes plantações de monocultura e ao uso de venenos e adubos químicos. Experiências no Rio Grande do Sul mostram que o custo de uma lavoura de arroz orgânico chega a ser 35% menor do que a convencional.
Os agricultores que utilizam a técnica também apontam uma melhora na qualidade de vida e, principalmente, de saúde. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o uso de venenos ocasiona um milhão de intoxicações acidentais por ano, sendo 70% delas nas lavouras. O levantamento do Ministério da Agricultura sobre a produção agroecológica deve ser concluído nos próximos meses.
(Por Raquel Casiraghi,
Agência Chasque, 09/05/2007)