A Divisão de Ciências das Águas da Unesco, órgão da ONU, pode firmar parceria com o
Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados para desenvolver estudos relacionados ao meio ambiente. Durante visita ao escritório da Unesco em Paris, o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG) entregou nesta quarta-feira (10/05) ao diretor o órgão, Adrás Szöllösi-Nagy, minuta de proposta formulada pelo Parlamento brasileiro.
Szöllösi-Nagy, considerado uma das maiores autoridades mundiais em hidrologia, recebeu o documento assinado pelo presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, propondo a participação da Unesco na implementação de duas ações básicas: o mapeamento completo das bacias hidrográficas do país e a definição de uma estratégia para implantação de um programa de educação ambiental no Brasil. Narcio Rodrigues saiu do encontro com o diretor da Divisão de Águas satisfeito com a acolhida do projeto e confiante na perspectiva do acordo proposto ser firmado brevemente.
Também nesta quarta-feira (10/05), o deputado se encontrou com o diplomata Luis Felipe Macedo Soares, embaixador do Brasil na Unesco, e com o vice-diretor daquele órgão das Nações Unidas, Marcio Barbosa. Amanhã, o deputado Narcio Rodrigues segue para a cidade de Delft, na Holanda, onde vai conhecer o Instituto de Educação para as Águas (Unesco-IHE), em companhia de uma delegação de técnicos e autoridades do governo de Minas Gerais. Na sexta-feira, a agenda inclui visita ao Centro Internacional de Gestão de Recursos Hídricos.
Na segunda-feira (07/05), Narcio Rodrigues esteve com representantes do Conselho Mundial de Águas e com o vice-presidente da GreenCross Internacional, Bertrand Charrier, buscando apoio para os projetos que visam a preservação do patrimônio hidrológico brasileiro.
(
Agência Câmara, 09/05/2007)