O deputado Sandro Boka (PMDB), em pronunciamento na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, destacou a importância do Porto de Rio Grande para o Estado e para o país. Disse que a burocracia pela qual a Superintendência do porto tem de passar para que tenha aprovação de projetos e aquisições de equipamentos, é inadmissível. “Este debate precisa ser feito nesta Casa, pois é de extrema importância para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul que os tramites da máquina burocrática deixem de ser morosos e passem a ter a agilidade necessária”, alertou o peemedebista.
Segundo o deputado, as obras previstas para o porto, como o aprofundamento do calado dos molhes de 40 para 60 pés, possibilitarão a atracação de supernavios, fazendo com que se torne um dos únicos portos do Brasil e da América Latina habilitado a receber em suas águas este tipo de embarcação. “No Estado, as hidrovias são subutilizadas, enquanto em outros países são muito melhor aproveitadas”, observou o peemedebista lembrando a imensa bacia hidrográfica gaúcha. Conforme Boka, a Procuradoria Geral da União entrou com uma ação que inviabiliza qualquer obra do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal, o que faz com que o Porto de Rio Grande fique na iminência de ser o único do Brasil a não usufruir desse desenvolvimento.
Para Boka, é necessário que seja feito um trabalho de conscientização junto aos deputados, para que tomem conhecimento da importância estratégica e econômica que o Porto de Rio Grande tem para o Estado. Para isto convidou todos a participarem nesta quinta-feira (10, às 17 horas), no Solar da Câmara, de reunião de trabalho com entidades e empresários ligados ao setor fluvial. Acrescentou também que é fundamental a participação do governo do Estado neste novo projeto.