Temas como reforma agrária e preservação ambiental, mesmo fora da agenda do papa Bento 16 em sua visita ao Brasil, poderão ser apresentados ao pontífice durante encontro com bispos na catedral da Sé, em São Paulo, na quinta-feira, ou mesmo na 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, em Aparecida (SP), que será aberta no domingo (13/05) pelo papa.
Para dom Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás (GO) e conselheiro da CPT (Comissão Pastoral da Terra), no momento em que o governo federal faz opção pelo etanol, um comentário do papa sobre a reforma agrária e a preservação da Amazônia seria "oportuno".
"Um comentário do papa seria muito oportuno neste momento em que o governo opta pelo modelo do etanol, que rouba terras e alimentos e atinge trabalhadores que demandam terra", disse.
Segundo dom Tomás, que participa da 45ª Assembléia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em Indaiatuba (SP), os bispos têm liberdade de apresentar ao papa temas para discussão.
LulaSobre o encontro entre o papa Bento 16 e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para quinta-feira, em São Paulo, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Azevedo, disse que é importante que o pontífice ratifique as posições do Evangelho e que "tensões são inevitáveis" quando há confronto de "princípios e opções contrários".
Anteontem, a Folha informou que o Vaticano irá propor ao Brasil a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas, além de garantias que dificultem eventual legalização do aborto. A proposta sofre restrições do Itamaraty.
Dom Walmor cobrou do presidente Lula uma "postura de católico". "Esperamos de todos os que se professam católicos uma postura verdadeiramente comprometida."
MensagemO arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, secretário-geral da CNBB, divulgou ontem mensagem que foi enviada ao papa Bento 16, na qual os bispos agradecem a escolha do Brasil para sediar a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe e dão boas-vindas ao papa.
(Por Sílvia Freire,
Folha online, 08/05/2007)