O secretário interino do Meio Ambiente, José Carlos Breda, e a diretora do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, Vera Pitoni, estabeleceram nesta terça-feira (8/5) uma parceria com a Coprel – Cooperativa de Energia para ações conjuntas de educação ambiental.
A Cooperativa apresentou seus projetos Coprel na Escola e Coprel Ecologia, que atingem as comunidades e escolas da sua área de abrangência, prestando informações sobre energia elétrica e preservação do meio ambiente de forma didática e lúdica, utilizando-se, inclusive, de peça teatral.
“É uma satisfação desenvolvermos este tipo de parceria, pois assim conseguimos impulsionar atividades de educação ambiental, atingindo uma parcela cada vez maior da sociedade”, afirmou Breda ao cumprimentar o presidente da Coprel pelas iniciativas. A secretaria prestará apoio institucional aos projetos da cooperativa e também serão desenvolvidas ações conjuntas.
Estiveram no gabinete da secretaria o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, acompanhado do Facilitador da Unidade Energia, Júlio Silvestre Hentges, e da Orientadora de Comunicação, Raquel Lazzarotto.
Energia própria
A Coprel foi fundada em 1968 e tem sede em Ibirubá. Abrange 70 municípios das micro-regiões do Alto Jacuí, Planalto Médio e Missões, integrando 43 mil famílias. Em março de 1993 passou a gerar energia própria, quando colocou em operação a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Usina do Rio Pinheirinho, em Ibirubá, abastecendo 1.200 famílias do meio rural. Também está em operação a PCH Fazenda do Posto, em Lagoa Vermelha, beneficiando 3 mil famílias. A Usina Cotovelo do Rio Jacuí, em Victor Graeff, gera 3.500 Kw para 7 mil famílias rurais. No total, a Coprel gera 19% da energia distribuída.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 08/05/2007)