A massificação de ações como a reprodução e distribuição de adesivos, a instalação de faixas em frente a empresas privadas e públicas e a intensificação da campanha de coleta de assinaturas em defesa da construção das hidrelétricas do rio Madeira, foram algumas das deliberações da reunião do ‘Comitê Pré-Energia’, realizada segunda-feira (07/05) no auditório da Federação das Indústrias de Rondônia – Fiero.
Inicialmente, a previsão era de promover uma reunião menor, com o objetivo de integrar setores importantes da política e da economia que ainda não estavam engajados no movimento. Só que o volume de interessados em participar da mobilização foi tão grande que decidiu-se levar a reunião para a Fiero, um campo neutro e sem vinculações partidárias, como defendem os organizadores da articulação.
A reunião acabou contando com a presença do governador Ivo Cassol, do prefeito Roberto Sobrinho, do senador Expedito Junior, dos deputados federais Eduardo Valverde e Moreira Mendes, de diversos deputados estaduais e dezenas de lideranças empresariais.
Idealizado pelo prefeito Roberto Sobrinho, o Comitê é uma mobilização nos moldes do ‘Movimento pró-Rondônia’, que reuniu políticos, empresários e autoridades públicas num movimento suprapartidário em prol da implementação das ações do Programa de Aceleração do Crescimento e da liberação das emendas ao Orçamento da União, só que com foco específico na questão do Complexo Hidrelétrico do Madeira.
A reunião foi aberta pelo presidente da Fiero, engenheiro Euzébio Guareschi, que destacou a importância da obra não só para Rondônia, como principalmente para o país, como forma de se evitar um novo apagão como o que ocorreu durante o governo de FHC.
(
Diário da Amazônia, 08/05/2007)