Não foi por acaso que os produtores do Oscar 2007 juntaram Al Gore e Leonardo DiCaprio para a entrega de um dos prêmios, na cerimônia deste ano, realizada em fevereiro, em Los Angeles. Naquela noite, Gore voltou para casa com uma estatueta, graças ao seu filme sobre o aquecimento global, “Uma verdade inconveniente”, vencedor na categoria “melhor documentário”. Em 2008, pode ser a vez de DiCaprio.
O astro de “Titanic” é mais um a surfar a onda verde que varre Hollywood. DiCaprio produziu, escreveu e narrou o filme “The 11th hour”, que vai ter uma pré-estréia de gala, no próximo dia 19, durante o festival de cinema de Cannes. Foi no mesmo festival que “Uma verdade inconveniente” foi exibido pela primeira vez, ano passado. “The 11th hour” é um documentário sobre as agressões humanas ao meio ambiente. Ele traz o depoimento de mais de 50 cientistas, ativistas e políticos; entre eles, o físico inglês Stephen Hawking e o ex-presidente russo, Mikhail Gorbachev.
Está mais do que claro que nós, seres humanos, estamos tendo um impacto devastador na teia de vida do planeta — diz o ator, na abertura do filme. — Isso aconteceu porque ignoramos os sinais dados pela natureza e também porque nossos políticos ignoraram as evidências científicas a esse respeito. Por causa disso, temos um grande desafio pela frente.
Indicado ao Oscar em 2007 pela sua atuação no filme “Diamantes de sangue”, DiCaprio é um dos mais destacados militantes ecológicos de Hollywood, ao lado de astros como George Clooney, Cameron Diaz, Harrison Ford, Robert Redford e Susan Sarandon, entre outros. DiCaprio já produziu dois curtas sobre meio-ambiente: “Global warming” e “Water planet”. Os dois podem ser assistidos no site “verde” do ator, que mantém um outro endereço na internet só para suas atividades como ator.
Integrante de ONGs ambientalistas como a Global Green USA, DiCaprio criou, em 1998, uma fundação, que leva o seu nome, para tratar de questões ligadas ao meio ambiente. Seu site sobre meio ambiente é dividido em temas como biodiversidade, oceanos, sustentabilidade e água. Uma das seções aborda os “ataques” da administração do presidente George W.Bush ao meio ambiente.
Ironicamente, os produtores de um dos filmes estrelados por DiCaprio, “A praia”, dirigido pelo inglês Danny Boyle, foram acusados de causar danos ecológicos na ilha de Phi Phi, na Tailândia, onde foram realizadas as filmagens.
(Por Carlos Albuquerque, O Globo, 08/05/2007)