O projeto do documentáro Lutezenberger: For Ever Gaia não é novo. Existe há pelo menos dios anos e se ampara em quase 30 horas de imagens, com entrevistas e atividades de Lutzenberger e depoimentos sobre o trabalho do ecologista. Tudo foi registrado pelo cineasta Frank Coe nos últimos dez anos. Parte deste material já virou um documentário para a televisão por meio do programa DOC-TV, do Ministério da Cultura, e estréia na TVE-RS no próximo dia 19. "Mas a proposta para o cinema é mais ampla, com a retomada de lugares e pessoas que aplicaram as idéias de Lutz no seu cotidiano", explica Christian Goldschmist, assessor da Fundação Gaia, que mantém e divulga o legado de Lutzenberger.
O documentário para o cinema também terá elementos de animação, apresentando ao público desenhos e aquarelhas assinados pelo pai do ecologista, que gostava de retratar seus filhos quando pequenos (José Lutzenberger tinha duas irmãs, Madalena e Rose). As cenas de animação estão sob a responsabilidade da Otto Guerra Desenhos Animados.
Tirar o documentário do papel depende exclusivamente do um patrocínio de cerca de R$ 600 mil, já autorizado pelo Lei de Incentivo à Cultura do RS e Lei Rouanet. "Estamos em busca de empresas interessadas em associar dua marca à causa de Lutz. Para nós, seria uma realização importante neste ano, em que lembramos as duas décadas da Fundação Gaia e os cinco anos da morte dele", explica a produtora Laqueline Sanchotene, responsável pela captação dos recursos.
Ela acrescenta que um filme sobre Lutz vai valorizar a imagem de um ambientalista que nunca se pautou apenas pelo discurso e que brigava por causa de problemas para os quais tinha a solução. "Durante muitos anos Lutz foi considerado uma figura polêmica, que mexia na ferida da questão ambiental e assustava ps empresários. Mas hoje, com o planeta gritando, todos se dão conta de que as empresas precisam de um plano de sustentabilidade e políticas ambientais". Informações sobre o investimento no projeto pelo telefone (51) 3022-7732.
(Jornal do Comércio, 07/05/2007)