A secretária de Meio Ambiente de Campo Bom, Gisela Maria de Souza, é a nova presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente (Condimma). A eleição ocorreu na manhã de sexta-feira (4/5), na Famurs, durante o encerramento do 11º Encontro dos Dirigentes Municipais do setor no RS, que tratou sobre desenvolvimento sustentável.
O secretário da pasta de Porto Alegre, Beto Moesch, pediu que os municípios se filiassem à associação nacional (Anama), que tem direito a seis votos no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão definidor das políticas ambientais. 'O Rio Grande do Sul precisa participar efetivamente das decisões, além de estar habilitado a ter projetos na área financiados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente', afirmou Moesch, que é vice-presidente da Anama. Disse ainda que o RS é o estado mais avançado no processo de descentralização das políticas ambientais.
O consultor da área de Meio Ambiente da Famurs, Valtemir Goldmeir, frisou a importância da integração dos secretários municipais. Segundo ele, das 5.561 cidades brasileiras, 250 têm licenciamento ambiental. Dessas, 159 são gaúchas. 'O licenciamento ambiental é um dos mais importantes instrumentos de gestão constituído pela Lei da Política Nacional do Meio Ambiente', destacou. Entre os benefícios, está a agilidade nos processos e mais recursos para os cofres municipais.
(Correio do Povo, 05/05/2007)