O incêndio no final de semana, que destruiu cerca de cem hectares do Parque Nacional das Emas, em Goiás, foi controlado na tarde de ontem (06/05). O fogo atingiu começou no parque por volta das 12h de sábado (05/05). A área destruída equivale, por exemplo, a 62% do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Uma equipe de dez bombeiros e três funcionários do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) levou mais de 24 horas para conter os principais focos do incêndio.
O Corpo de Bombeiros de Mineiros (435 km de Goiânia) foi acionado no sábado. A equipe ficou até a tarde de hoje combatendo o fogo, que atingiu o trecho sudoeste do parque, próximo ao município de Costa Rica (MS).
Como ainda restavam pequenos focos de incêndio, detectados por um helicóptero que sobrevoou a área, uma ronda de vigilância no parque está sendo feita nesta noite.
"Esses focos podem até se apagar sozinhos", disse Flávia Baptista, 33, analista ambiental do Ibama.
A causa do incêndio é desconhecida. O Parque Nacional das Emas ocupa 131,8 mil hectares no sudoeste de Goiás. O Parque Nacional das Emas é uma reserva de proteção integral de cerrado desde 1974. O nome de Emas foi escolhido devido a grande quantidade dessa ave no local, a fauna silvestre é também a grande atração do Parque por ser de fácil observação.
(
Folha online, 06/05/2007)