A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) anunciou na manhã desta quinta-feira os nomes dos novos diretores e presidentes interinos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
O atual chefe de Gabinete do Ministério do Meio Ambiente, Bazileu Alves Margarido Neto, assumirá interinamente o Ibama e será o diretor de Qualidade Ambiental do órgão. O atual secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, será o presidente interino do Instituto Chico Mendes.
Na semana passada, o governo anunciou a reestruturação do Ministério do Meio Ambiente, que incluiu a divisão do Ibama. A mudança deu origem ao Instituto Chico Mendes, que ficará responsável pelas unidades de conservação da natureza e por programas de pesquisa da biodiversidade. Já o Ibama ficará responsável pela concessão das licenças ambientais.
Em reportagem publicada na Folha na semana passada, Marina Silva negou que as mudanças tinham relação com o atraso no licenciamento de duas usinas hidrelétricas na Amazônia previstas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
(
Folha online, 03/05/2007)