De acordo com reportagem publicada nesta terça-feira (01/05) pelo jornal O Globo, bastou um fim de semana chuvoso para duas línguas negras voltarem a aparecer na Praia de São Conrado. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, informou que a Fundação de Engenharia de Meio Ambiente (Feema) vai monitorar as condições na região durante os próximos dias para saber se há vazamento de esgoto. Na manhã desta segunda, havia um odor forte próximo às manchas.
Desde o dia 8 de janeiro, a administração da Unidade de Tratamento de Rios (UTR) do Canal de São Conrado passou do Estado para a Rio Águas, da prefeitura. Atualmente, a UTR está parada aguardando o fim do processo de contratação emergencial da empresa que irá gerenciar a unidade. A assessoria de imprensa da Rio Águas descartou a hipótese de o aparecimento das línguas negras ter relação com a interrupção.
Está prevista a chegada de uma nova frente fria ao estado na quinta-feira. Entre a última sexta-feira e o domingo, a temperatura mínima na capital caiu quase cinco graus: de 21 para 16,2, no Alto da Boa Vista. A mínima se repetiu nesta segunda. Já no estado, foi de 12 graus, em Teresópolis.
(
O Globo, 01/05/2007)