A população da Capital poderá ajudar a decidir diretamente o conteúdo do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Até o dia 11/5, poderão ser encaminhadas à prefeitura propostas para integrarem o anteprojeto de revisão do plano.
Até ontem, 36 propostas foram entregues à Secretaria do Planejamento Municipal (SPM). De acordo com o órgão, 17 sugestões protocoladas tratam da paisagem urbana, sugerindo alterações nas regras de construção, na altura e na distância entre os prédios e sobre as Áreas de Interesse Cultural (AICs). Outras 12 propostas tratam de questões como a malha viária e outros temas.
O processo de participação popular prevê que os técnicos da secretaria analisem e elaborem pareceres sobre cada uma das sugestões. A partir daí, as aprovadas poderão ser apresentadas e votadas na audiência pública marcada para o dia 26, no Salão de Atos da UFRGS.
Quem quiser contribuir com novas idéias deve encaminhar suas sugestões à prefeitura por meio das Regiões de Gestão do Planejamento ou do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). Na página na Internet www.portoalegre.rs.gov.br/planodiretor, existe um modelo de formulário para encaminhar sugestões.
O debate sobre o que deve ser alterado no plano diretor teve início em fevereiro. O secretário do Planejamento Municipal, José Fortunati, explica que, neste momento, está sendo revisado cerca de 40% do plano, pois o objetivo não é elaborar uma nova lei, já que o atual plano diretor foi aprovado em 1999.
Para onde vão as sugestõesAs propostas aprovadas na audiência pública do dia 26 vão fazer parte do anteprojeto de lei que será submetido à apreciação técnica do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. O conselho emitirá um parecer e o encaminhará ao prefeito, com o resultado final da audiência pública. Por fim, o Executivo deve sistematizar as informações, finalizando o anteprojeto para remetê-lo à Câmara Municipal.
Quem pode participarQualquer pessoa acima de 16 anos residente em Porto Alegre poderá participar da audiência pública, apresentando documento de identidade e comprovante de residência no credenciamento, que ocorre das 8h às 14h30min.
Cada participante receberá um crachá que servirá, também, como instrumento de votação. Representantes de pessoas jurídicas também poderão participar.
(
Zero Hora, 05/05/2007)