Treze dos 22 suspeitos de envolvimento na comercialização de licenças ambientais investigados na Operação Moeda Verde, deflagrada quinta-feira (3/5) pela Polícia Federal (PF), continuam presos. Ontem, cinco detidos foram transferidos para o presídio masculino da Capital, e quatro pessoas, liberadas. No começo da noite, o médico e sócio da clínica SOS Cárdio, Sérgio Lima de Almeida, que não foi detido no primeiro dia da operação, apresentou-se à polícia.
Rubens e Rodrigo Bazzo, Itanoir Cláudio, André Luiz Dadam e Marcelo Vieira Nascimento saíram da sede da superintendência por falta de espaço na carceragem. A transferência foi realizada, por volta das 16h, por três viaturas.
No presídio, seguirão cumprindo a prisão temporária. Eles levaram junto pertences, como colchões e travesseiros e, algemados, tentavam esconder os rostos. Em frente à superintendência, um grupo de integrantes de entidades ambientais se manifestou a favor das prisões.
No hall de entrada da Polícia Federal, os advogados da família Bazzo preferiram não comentar a transferência de pai e filho, ambos servidores da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp). Alegaram não terem acesso ao processo dos clientes.
Fernando Marcondes de Mattos, Gilson Junckes, Amilcar da Silveira e Paulo Toniolo Júnior foram liberados após pedidos dos respectivos advogados, já que os quatro haviam prestado depoimento, e de o juiz Zenildo Bodnar considerar a prisão do grupo não ser mais necessária para a obtenção de provas.
Governador avalia situação de MarcílioO dono da Construtora Magno Martins, Aurélio Paladini, também seria beneficiado pelo alvará de soltura, mas, segundo seu advogado, André Melo Filho, foi flagrado com porte ilegal de arma durante a abordagem da Polícia Federal na quinta-feira. Como a questão não é da alçada da Justiça Federal, e sim, da Estadual, Paladini deve aguardar, pelo menos, até segunda-feira para ser libertado.
Péricles Druck e Fernando Habckost, ambos do grupo Habitasul, permanecem na Superintendência da Polícia Federal, em Porto Alegre.
Dois citados nas investigações ainda não foram detidos. O presidente da Santur e vereador eleito da Capital, Marcílio Ávila, está em viagem oficial à Argentina e deverá se apresentar somente na semana que vem.
Ontem, o governador Luiz Henrique da Silveira disse que o afastamento de Ávila dependerá de seu envolvimento nas denúncias, mas, pelo que havia sido informado, não seria necessário o desligamento. O governador designou o procurador- geral do Estado, Adriano Zanotto, para acompanhar Ávila em seu depoimento na sede da Polícia Federal assim que ele retornar à cidade.
Assim como Marcílio, Paulo Cezar Maciel da Silva, sócio do Shopping Iguatemi, também tem mandado de prisão temporária e ainda não foi preso.
O médico Sérgio Lima de Almeida se apresentou ontem à noite. Ele chegou acompanhado do advogado Leoberto Caon e não quis dar declarações. O advogado do médico afirmou que seu cliente não se apresentou na quinta-feira, quando as prisões foram deflagradas, pois estava em Los Angeles, nos Estados Unidos. Sérgio teria ficado sabendo da determinação do juiz federal Zenildo Bodnar por telefone pela esposa.
Salum assume secretariaO radialista e policial civil Roberto Salum, 50 anos, foi confirmado pelo prefeito Dário Berger como secretário municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp) em substituição a Renato Juceli de Souza, um dos investigados na Operação Moeda Verde.
Na Secretaria de Obras, que também teve o titular Aurélio Remor afastado, assume Carlos Schwabe. O prefeito não se manifestou sobre quem ficará na Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram). O superintendente Francisco Rzatki, suspeito de conceder licenças amb ientais irregulares, também foi afastado.
O novo titular da Susp disse que montará uma comissão para apurar a situação de todas as licenças ambientais em tramitação e previstas para os próximos dias. Salum informou ainda que pretende dar maior proteção aos fiscais, o que deve ocorrer com a presença de policiais civis.
(Por Mariana Ortiga e Ângela Bastos,
Diário Catarinense, 05/05/2007)