O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, defendeu hoje (4/5) a instauração de nova mentalidade internacional para amenizar os efeitos da mudança climática, após expressar preocupação ante as descobertas apontadas no relatório do painel intergovernamental apresentado em Bangcoc, na Tailândia.
A proposta deve contemplar o desenvolvimento em grande escala de novas tecnologias "limpas" e sua comercialização, assim como o estabelecimento de padrões de uso eficiente.
O relatório, elaborado por cientistas e especialistas de 150 países, é o terceiro divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, em inglês) e oferece opções com medidas concretas para responder ao aquecimento global.
"O secretário-geral expressa sua preocupação pelas descobertas deste terceiro informativo. Uma delas é o fato de que as emissões de gás que provocam o efeito estufa aumentaram em 70% desde 1970", apontou a porta-voz da ONU, Marie Okabe.
"Mesmo com iniciativas de desenvolvimento sustentável para amenizar este efeito, as emissões de gases devem aumentar entre 25 e 90% para 2030 se comparadas com 2000", completou.
O relatório recomenda medidas como mudanças no estilo de vida e no consumo, além de ações a serem tomadas de forma urgente pelos Governos e o setor privado para reduzir as emissões.
Segundo a porta-voz, Ban espera que um plano com medidas concretas seja lançado na próxima conferência sobre Mudança Climática, que acontece em dezembro na ilha de Bali, na Indonésia.
O relatório do IPCC aponta que manter o atual nível de concentração de partículas de dióxido de carbono custará cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial de agora até 2030.
Atualmente, o nível é de aproximadamente 445 partículas de CO2 por milhão. Segundo os analistas, evitar a alta desta proporção pode frear a subida da temperatura em dois graus centígrados.
O "preço" para manter o nível de concentração entre 535 partículas por milhão e 590 partículas por milhão custaria entre 0,2% e 2,5% do PIB mundial, segundo o dossiê.
(
EFE - UOL, 04/05/2007)