Das 600 mil toneladas de biodiesel que Portugal necessita por ano, metade será produzida no Brasil, anunciou nesta sexta-feira o presidente da energética lusa Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, após encontro em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"É um projeto ambicioso que é bom para a Petrogal (subsidiária da Galp no Brasil) e para a Petrobras. Queremos produzir 300 mil toneladas de biodiesel com origem em oleaginosas brasileiras, o que corresponde a 50% das necessidades de Portugal no setor", afirmou Oliveira, que não divulgou valores da negociação.
Os termos gerais da cooperação com a Petrobras nesta área, que deverão ser definidos ainda no primeiro semestre deste ano, serão anunciados no próximo dia 18, em Lisboa.
Na ocasião, será assinado também um protocolo entre a Petrogal, a Petrobras, a Partex (empresa lusa com atuação no Brasil) e o governo português para pesquisa em águas profundas em território luso.
A empresa brasileira é líder em tecnologia de produção em águas profundas (mais de 300 metros) e ultraprofundas (mais de dois mil metros).
Expansão geográficaQuando indagado pela Agência Lusa se a parceria com a Petrobras na área de biocombustíveis poderia estender-se para a África, o presidente da Galp disse que "não há restrições geográficas".
"Nós temos ambições que transcendem o espaço geográfico brasileiro", admitiu.
Oliveira disse ainda que o mercado português começaria a ser abastecido com biodiesel brasileiro já em 2010 ou 2011.
Segundo o empresário, a proposta é usar todos os tipos de oleaginosas na obtenção de energia.
"Uma das características dos bons projetos de biocombustíveis envolve a capacidade de se usar todo tipo de oleaginosas e não ser dependente de uma única semente", acrescentou.
Oliveira, que esteve acompanhado no encontro com Lula pelo administrador da Galp para o Brasil, Fernando Gomes, e pelo diretor da Galp no Brasil, Ricardo Peixoto, disse que o presidente brasileiro ficou satisfeito com o interesse de Portugal em produzir biodiesel em parceria com a Petrobras.
BiodieselO biodiesel é um combustível ecologicamente limpo, renovável e biodegradável, e é utilizado em motores diesel como substituto parcial ou integral do diesel mineral, que é derivado do petróleo, sem prejuízo ou perda de desempenho ao motor.
De acordo com especialistas, o uso do biodiesel traz vários benefícios associados à redução dos gases de efeito estufa e de outros poluentes atmosféricos, como o enxofre, além da redução do consumo de combustíveis fósseis.
(
Lusa - UOL, 05/05/2007)