Vera Callegaro pediu demissão da Secretaria do Meio Ambiente no início da noite desta sexta-feira (4/5). A solicitação já foi aceita pela governadora do Estado, Yeda Crusius, que tinho dito que manteria Vera no cargo, apesar da crise pela qual passa a secretaria. Na manhã de quinta-feira, o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Irineu Schneider, também havia pedido demissão.
De acordo com uma nota oficial divulgada pelo Palácio Piratini, Vera alegou motivos médicos para deixar o cargo. A ex-secretária passará por uma uma cirurgia no próximo dia 14. Para o cargo, o governo nomeou o diretor-geral da secretaria, José Carlos Breda. Ele ficará no cargo como interino.
O motivo da crise na pasta, instaurada na área desde o dia 19 de abril, é um acordo sobre zoneamento ambiental, assinado por Schneider, que tornava mais rígidas as regras para o plantio de eucaliptos.
A medida desagradou ao setor e empresas florestadoras ameaçaram abandonar os investimentos no Estado. Interlocutores da governadora Yeda disseram que ela não foi consultada e não gostou de ter sido surpreendida pela decisão. Desde então, tanto a continuidade de Schneider na Fepam quanto a de Vera na Secretaria estavam ameaçadas.
No final da tarde de quinta-feira, a secretaria e o Ministério Público assinaram um termo que flexibilizava as regras para o zoneamento de áreas destinadas ao florestamento.
A nota do governo do Estado
1. A governadora Yeda Crusius aceitou os pedidos de demissão da doutora Vera Callegaro do cargo de secretária do Meio Ambiente do Governo do Estado Rio Grande do Sul e de Irineu Schneider da presidência da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam).
2. Vera Callegaro antecipou a sua saída da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) por orientação médica, para repouso prévio, em razão da necessidade de uma cirurgia no próximo dia 14.
3. A governadora lamentou a decisão de sua auxiliar e amiga de 30 anos. “Vera é um exemplo de servidora pública: capaz, leal e competente”, disse.
4. Antes de formalizar o seu pedido de demissão, Vera Callegaro entregou à governadora Yeda Crusius um relatório detalhado de suas atividades à frente da Secretaria do Meio Ambiente, bem como importantes sugestões para aprimorar o trabalho da Sema nos próximos meses.
5. Além do novo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) da Fepam com o Ministério Público, a ex-secretária Vera Callegaro entregou à governadora o anteprojeto de Lei de Zoneamento Econômico-Ecológico.
6. Callegaro apresentou à governadora uma proposta de reformulação dos procedimentos administrativos da área de meio ambiente do Rio Grande do Sul e as propostas para o Plano Plurianual de 2008-2011.
7. A governadora Yeda Crusius nomeou como secretário interino do Meio Ambiente o diretor-geral da Sema, José Carlos Breda.
(ClicRBS, 04/05/2007)