O prefeito José Fogaça assina amanhã, 4/5, às 9h, a portaria de criação da Comissão Municipal de Combate à Dengue. O ato ocorrerá na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na Rua João Neves da Fontoura, 7, durante a reunião de secretariado. A comissão será composta por representantes de secretarias, departamentos e empresas do governo municipal com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é integrar e agilizar o planejamento e execução de ações intersetoriais de combate à dengue na Capital. A primeira reunião da Comissão Municipal de Combate à Dengue será marcada para a sexta-feira, 11, às 14h, na sede da Coordenadoria Geral da Vigilância em Saúde da SMS (Av. Padre Cacique, 372).
Na comissão, serão tratadas questões que envolvem, por exemplo, o trabalho do DMLU na remoção de lixo, pneus e latas, ou na orientação aos trabalhadores dos galpões de reciclagem de lixo seco; da Smam, como ações de tratamento das águas dos espelhos, fontes e chafarizes de parques e praças, ou das lixeiras, entre outras.
Ações desenvolvidas
O Programa de Combate à Dengue do município desenvolve ações durante todo o ano, levantando o índice de infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, nos domicílios dos bairros da Capital e orientando moradores sobre o trabalho que deve ser efetuado nas residências para evitar a sua proliferação.
Durante as visitas, é distribuído um ímã de geladeira com a mensagem "Minha casa SEM dengue" e o número do telefone de informações da Prefeitura (156). A idéia é que os moradores se acostumem a manter a ficha de visita pendurada no ímã, o que possibilita ao agente condições de anotar a vistoria, mantendo o histórico do local.
Além disso, equipes trabalham na Estação Rodoviária, distribuindo material com informações sobre os cuidados necessários para não contrair a doença aos passageiros que se deslocam para a região de Santa Rosa. Para as pessoas que retornam das regiões que têm dengue, são repassados dados sobre os sintomas da doença. Durante a semana, fiscais da SMS percorrem pontos citados em denúncias ao 156.
Dengue
A dengue é uma doença infecciosa transmitida ao homem através da picada do chamado Aedes aegypti que injeta o vírus no sangue da pessoa e se espalha rapidamente. Existem duas formas da doença: dengue clássica e dengue hemorrágica. O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas que tem por hábito picar durante o dia e somente se infecta com o vírus da Dengue ao picar uma pessoa com a doença. Então, o mosquito passa a transmitir o vírus.
Como prevenir
A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito, que procura água parada para colocar seus ovos em locais como vasos de plantas, garrafas, pneus e piscinas não tratadas.
Geralmente as larvas são encontradas em vasos e pratos de plantas, latas, garrafas e embalagens jogadas no pátio, sujeitas à retenção da água das chuvas, além de utensílios utilizados para armazenamento de água para consumo doméstico, animal, lazer e outros. É necessário manter vasos, pratos e demais utensílios secos, sem acúmulo de água parada para evitar a proliferação do mosquito vetor. Nas visitas domiciliares são feitas eliminação mecânica dos criadouros e ações educativas envolvendo redes sociais.
Na ocorrência de chuvas, a SMS alerta para que a população intensifique os cuidados com água parada, pois em virtude da temperatura ainda alta, cria-se o ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Até o momento, Porto Alegre não tem nenhum caso confirmado da doença contraída no próprio município.
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, 03/05/2007)