O presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, é uma das autoridades que participa, neste sábado (5/5), às 14h, da abertura do seminário Água como Fonte de Alimento, em Alegrete, na Fronteira Oeste. Na oportunidade será apresentado o Plano Estadual de Irrigação do Governo do Estado, com a presença do secretário extraordinário de Irrigação, Rogério Ortiz Porto, técnicos e agricultores.
Nascimento vai expor a participação da Emater/RS-Ascar na execução do Plano de Irrigação para o Rio Grande do Sul. "Estamos à frente de um grande programa, que tem a grande meta de ajudar o Estado a enfrentar os problemas decorrentes de estiagens", justifica.
A Emater/RS-Ascar será a principal executora de todo o programa de capacitação em irrigação e construção de açudes, conhecimentos que já estão sendo aplicados para extensionistas e técnicos de outras instituições gaúchas. "A Instituição já capacitou 42 técnicos em todas as dez regiões administrativas da Emater/RS-Ascar e, até o final de julho, cerca de 300 extensionistas receberão este treinamento", explica o assistente técnico de Irrigação, Arroz e Mecanização Agrícola, José Enoir Daniel, de Porto Alegre. A instituição também dará treinamento para cerca de 9 mil produtores rurais do Rio Grande do Sul e vai elaborar, ainda, os projetos técnicos oriundos do setor.
O seminário Água como Fonte de Alimento faz parte da programação da Feira de Negócios da Fronteira Oeste (Fenegócios 2007), que teve início na última quarta-feira (3) e se encerrará domingo (6), no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, com debates em torno de temas como agronegócio, florestamento, biocombustíveis, comércio, indústria e turismo. Às 17h, após o seminário, Nascimento participa da abertura oficial da Fenegócios, no Casarão do Parque de Exposições. Segundo a comissão central da feira, o evento deve receber mais de 30 mil visitantes durante os quatro dias de funcionamento.
Estande na feira
O Centro Empresarial de Alegrete e a Emater/RS-Ascar, juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, Escola Agrotécnica Federal de Alegrete (EAFA), Fundação Maronna, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Uergs e Urcamp, participam da Fenegócios 2007 com a instalação de um estande de atendimento denominado Parceiros pela Produção. No local serão divulgadas ações de cada uma das instituições, com a distribuição de folhetos, oficinas e participação da Emater/RS-Ascar no Salão Mostra do Pampa Internacional, com a exposição de trabalhos de 25 artesãs de seis comunidades assistidas. A Mostra do Pampa Internacional funciona das 10h às 22h. A silvicultura e as noções básicas sobre reflorestamento serão explicadas aos visitantes, com a divulgação do viveiro florestal regional de Alegrete, que produz em torno de 450 mil mudas de eucalipto e 15 mil mudas de árvores nativas variadas.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 03/05/2007)