A Corsan realizará até 4 de junho o estudo de concepção do sistema de esgotamento sanitário de Xangri-lá para viabilizar a construção de onze condomínios na cidade.
A decisão foi tomada durante reunião nesta quinta-feira (3/5) entre os secretários do Turismo, Esporte e Lazer, Luís Augusto Lara, da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, o presidente da Corsan, Mário Freitas, e o prefeito de Xangri-lá, Celso Barbosa. Participaram, ainda, do encontro e representantes dos loteadores dos condomínios em Xangri-lá.
Uma nova reunião na Secretaria da Habitação deve ocorrer em junho, quando a Corsan fará a entrega do estudo. Será assinado também com a prefeitura de Xangri-lá um contrato para que o órgão realize, até setembro, o projeto executivo do sistema de esgotamento sanitário no município.
A conclusão do projeto executivo viabiliza que as áreas pública e privada realizem investimentos no sistema. Sendo assim, os empreendedores dos condomínios poderão iniciar sua parte na obra, no valor estimado em R$ 3 milhões, construindo emissários de esgotos e módulos da estação de tratamento do município. A parte pública, na avenida Paraguassu, deverá ser realizada em um segundo momento.
O secretário Luiz Augusto Lara, que vem acompanhando as etapas do processo, destaca que “a determinação da governadora Yeda é dar agilidade para a construção destas 3.900 casas, que deverão gerar mais de 2 mil empregos diretos e permanentes no Litoral Norte. Com a conclusão da BR-101, se torna inda mais importante esta grande obra de infra-estrutura como forma de fixar os gaúchos em nosso litoral e também garantir empregos durante ao ano inteiro. Para cada cem casas construídas, 60 novos empregos são gerados para a manutenção”.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 03/05/2007)