O juiz da Vara Federal Ambiental de Florianópolis, Zenildo Bodnar, concedeu na noite desta quinta-feira (03/05) alvará de soltura ao secretário de Obras de Florianópolis, Aurélio Remor, ao dono do Colégio Energia, Percy Haensch, e à arquiteta do Shopping Iguatemi Margarida Emília Milani de Quadros. Na decisão que determinou as prisões temporárias de cinco dias, o magistrado escreveu que não havia juízo de valor de culpa ou inocência sobre os suspeitos. Bodnar ainda determinou a internação do vereador Juarez Silveira com base em uma laudo médico.
Eles foram presos durante a Operação Moeda Verde, sob suspeita de participarem de um esquema de compra e venda de licenças para construção em áreas de preservação da Capital. Os suspeitos foram indiciados por contrabando, crimes contra a ordem jurídica, falsificação, uso de documentos falsos, formação de quadrilha, corrupção e tráfico de influência. Ainda nesta quinta-feira, os policiais começaram a análise dos documentos. Nem todos os depoimentos foram tomados pela quantidade de pessoas detidas.
A Operação Moeda Verde foi deflagrada pela Polícia Federal na madrugada desta quinta-feira em Florianópolis e Porto Alegre. As investigações começaram há nove meses, com uma denúncia de irregularidade no empreendimento conhecimento como Il Campanario, na praia de Jurerê Internacional.
(
Diário Catarinense, 03/05/2007)