Os próximos 20 a 30 anos serão cruciais nos esforços para diminuir o aquecimento do planeta, anunciou nesta sexta-feira (04/05) o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que estava reunido desde segunda-feira, em una sínteses de seus trabalhos. "Os esforços de atenuação nos próximos 20 a 30 anos terão um grande impacto nas possibilidades de alcançar níveis menores de estabilização das emissões de gases do efeito estufa", afirma o IPCC no "resumo destinado aos que decidem", que foi aprovado em Bangcoc.
Os delegados do IPCC, organismo criado pelas Nações Unidas, estavam reunidos desde segunda-feira na capital tailandesa para examinar maneiras de combater a mudança climática. O documento aprovado destaca que existe um potencial importante de redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa em todos os setores. "Há um potencial econômico substancial para a atenuação das emissões de gases de efeito estufa nas próximas décadas, o que poderia compensar o crescimento projetado das emissões mundiais ou reduzir as emissões para abaixo dos níveis atuais", afirma o texto.
Durante os quatro dias de negociações na capital tailandesa, incluindo a madrugada de quinta-feira para sexta-feira, a questão dos custos das medidas que devem ser adotadas para combater o efeito estufa provocou divergências entre os países representados. "Este documento evidencia custos de redução perfeitamente abordáveis", afirmou à AFP Marc Gillet, coordenador da delegação francesa.
"Penso que muitos elementos deste documento poderão ser utilizados nas próximas discussões multilaterais", acrescentou. "Teremos que dar prova de criatividade para superar os obstáculos da aplicação destas medidas de redução das emissões de gases com efeito estufa, cujo custo de fato é moderado", concluiu Gillet.
(AFP, 04/05/2007)