Equipe de fiscais da Superintendência do Ibama no Pará apreendeu no último dia 25, em frente à cidade de Prainha, no oeste do Pará, uma balsa carregada de madeira em toras da espécie Ipê no Rio Amazonas.. O volume de madeira é estimado em 500 m3. A equipe que realizou a apreensão participa da operação Pacoval, do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia, que busca coibir os desmatamentos e o tráfico de madeira na região do baixo Amazonas.
A tripulação da embarcação não apresentou qualquer documento de origem da madeira, caracterizando a completa ilegalidade da carga, que precisa ser acompanhada pela Guia Florestal no estado do Pará durante toda a viagem. A balsa carregada e o empurrador Fábio Antônio II também estão apreendidos, e foram conduzidos sob escolta até Santarém, onde a carga será depositada nas dependências da Gerência Executiva do Ibama.
Com mais essa balsa carregada de madeira transportada ilegalmente, são sete as apreendidas pelo órgão na região de Prainha, desde o final do ano passado. Depois do conflito entre madeireiros e comunitários na região de Santa Maria do Uruará, onde está sendo criada a Reserva Extrativista Renascer, fato que ganhou notoriedade na mídia nacional e internacional, o Ibama já apreendeu cerca de 8 mil m3 de madeira na área.
(Por Christian Dietrich,
Ibama/PA, 02/05/2007)