O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da inauguração da segunda hidrelétrica do Complexo Energético Amador Aguiar, em Uberlândia (MG), nesta quinta-feira (03/05). Segundo o governo federal, a unidade terá capacidade para gerar 450 MW de energia.
O Complexo recebeu investimento de R$ 1,1 bilhão do consórcio formado pela Companhia Vale do Rio Doce e Companhia Energética de Minas Gerais e pelas empresas Suzano Papel e Celulose e Votorantim Metais. De acordo com o governo federal, do total investido na obra, R$ 120 milhões foram destinados a programas ambientais.
O Complexo, até então intitulado Capim Branco, está sendo rebatizado em homenagem ao fundador do Bradesco, hador Aguiar. Composto pelas usinas Amador Aguiar I e Amador Aguiar II, teve sua construção iniciada em setembro de 2003.
Em 2006, entraram em operação comercial as três unidades de geração da AHE Amador Aguiar II, com potência instalada de 240 MW. Desde abril deste ano, duas unidades da AHE Amador Aguiar II estão em operação, totalizando 140 MW.
O governo federal prevê que que a terceira unidade comece a operar em junho deste ano, com capacidade de geração de 70 MW. A capacidade total, segundo informações do Ministério de Minas e Energia, é suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes, como Porto Alegre (RS), por exemplo.
(
Folha online, 02/05/2007)