O porta-voz do governo do Estado, Paulo Fona, informou que a governadora Yeda Crusius não vai se pronunciar nesta quarta (2/5) sobre o futuro da Secretaria do Meio Ambiente. A titular da pasta, Vera Calegaro está sofrendo desgaste após a pressão de empresas florestais que querem agilizar a liberação de plantações de eucaliptos.
Yeda cancelou todos os compromissos previstos para esta quarta-feira, inclusive a presença na solenidade de pessoa dos novos procuradores. Ela discute sobre a situação com o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Zachia, e o secretário de desenvolvimento, Nelson Proença. Antes de participar do encontro, o líder do governo na Assembléia, deputado Adilson Troca, garantiu que Calegaro permanece no cargo.
Mesmo com as declarações de Troca, o procurador de Justiça Criminal Carlos Otaviano Brenner de Moraes aceitou o convite para assumir a Secretaria. Ele comunica a decisão ao chefe da Casa Civil, Fernando Záchia.
A governadora pode emitir um decreto suspendendo o zoneamento ambiental que restringe o plantio de eucaliptos, principalmente na metade sul gaúcha. O texto ampliaria as áreas de florestamento mantendo o código florestal do Estado. Com isso ficariam garantidos os investimentos anunciados ainda no governo passado da Aracruz Celulose, da Votorantim e Stora Enzo.
(ClicRBS, 02/05/2007)