O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) aprovou, em reunião extraordinária ocorrida nesta quarta-feira (2/5), o plano de aplicação dos valores do Fundo de Investimentos em Recursos Hídricos. Para 2007, estão previstos investimentos na ordem de R$ 18,8 milhões em projetos que já estão em andamento e outros novos.
No conjunto de ações com projetos que precisam ser complementados receberão recursos o Plano Estadual de Recursos Hídricos, a rede de monitoramento hidrológica do Guaíba, o plano de bacia do rio Caí, apoio técnico e operacional ao Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, sustentação dos comitês de bacias e plano diretor de saneamento da bacia do Rio Uruguai.
Entre os novos projetos que devem receber valores do fundo estão listados os planos de bacia dos rios Gravataí e Sinos, além da rede de monitoramento hidrológico dessas bacias, o plano diretor do programa Pró-Mar-de-Dentro, os planos das bacias dos rios Santa Maria e Taquari-Antas, publicações, especialmente sobre legislação de recursos hídricos.
O CRH também aprovou a aplicação dos valores do fundo em cotas de 55% para a secretaria, 35% para a Secretaria de Obras e 10% para demandas setoriais. Os percentuais passarão a valer na aplicação dos recursos de 2008. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos é presidido pela secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 02/05/2007)