O Rio Grande do Sul participa com três projetos de energia eólica no leilão de compra de energia que o governo federal promove no próximo dia 24. A informação é do presidente da Eletrobrás - empresa do Ministério de Minas e Energia - o gaúcho Valter Cardeal de Souza, e foi transmitida ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Frederico Antunes, que esteve acompanhado do deputado Fabiano Pereira e da presidente da Caixa-RS, Suzana Kakuta. A audiência ocorreu na sede da empresa, no Rio de Janeiro, esta tarde (2/5).
Os projetos serão desenvolvidos nos municípios de Santana do Livramento (num total de 75 megawatts), Jaguarão (50 megawatts) e Piratini (100 megawatts) pela empresa Gamesa Serviços Brasil. "Sem dúvida será um acontecimento histórico para a economia da Metade Sul do Estado que aguarda ansiosa pelos investimentos que permitam explorar seu potencial eólico", afirmou Frederico Antunes. Ele revelou ainda que os projetos escolhidos começam a fornecer energia a partir de 2010, conforme edital de participação do leilão.
O leilão do governo federal vai assegurar a compra de energia gerada pelos três parques eólicos pelo prazo de dez anos. No total estarão participando do leilão 24 propostas, entre projetos de energia eólica e de pequenas centrais hidrelétricas. O Rio Grande do Sul participa com 11,11% das propostas que participam do leilão do dia 24.
O deputado Fabiano Pereira salientou que, a Eletrobrás já investiu R$ 6 bilhões nos últimos anos no Estado. "Fomos informados de que a empresa pretende, agora, assegurar a instalação de indústrias para fabricar componentes para a geração de energia eólica", afirmou. Segundo a Eletrobrás, o Rio Grande do Sul possui um potencial de 30 mil megawatts, o equivalente a duas hidrelétricas de Itaipu.
Os deputados entregaram ao presidente Valter Cardeal de Souza cópia do programa RS Energia, que prevê estímulo para a implantação de projetos que visem a geração de energias renováveis no Estado. Frederico Antunes acertou a vinda de Souza para audiência pública na Assembléia Legislativa para analisar, juntamente com futuros investidores, os avanços e alternativas futuras para projetos de energias limpas no RS. Participaram da audiência na sede da Eletrobrás no Rio de Janeiro a presidente da Caixa-RS, Suzana Kakuta, e o assessor da presidência da empresa, o gaúcho Mário Grazziottin.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 02/05/2007)