Fiscais do Ibama lotados na Base Operativa de Combate ao Desmatamento em Alta Floresta, Mato Grosso, deslocaram-se até Paranaíta, no mesmo Estado, para apreender e retirar maquinários de uma empresa madeireira embargada na Operação Kayabi, em 2006. A madeireira embargada possui cerca de 40 (quarenta) autos de infração por irregularidades ambientais em sua história, sendo que atualmente estava embargada e voltou a funcionar, descumprindo ordens do órgão ambiental federal.
Desde o inicio do mês de abril, as atividades de combate ao desmatamento e extração ilegal de madeira tem se intensificado no estado, gerando mais de R$ 200 milhões em multas. Em Alta Floresta duas madeireiras recentemente foram embargadas, sendo que vários maquinários foram apreendidos, a exemplo de dois caminhões de tora que se encontram no pátio do Ibama, e um trator de esteira depositado em um outro pátio na cidade.
As apreensões de caminhões e tratores de esteira estão sendo feitas em flagrantes, pois o Ibama/MT, em suas bases operativas tem usado os sistemas de controle baseados em imagens de satélite que indicam os pontos críticos, e os fiscais conseguem chegar aos locais em tempo real. As ações vão se intensificar no decorrer do ano, e que as madeireiras que não cumprirem o embargo aplicado terão seus maquinários apreendidos e depositados em locais sob controle da autarquia, para evitar a continuidade de degradação ambiental.
(
Ascom Ibama/MT, 27/04/2007)