Uma operação do Ibama em parceria com a Polícia Ambiental, a Guarda Municipal e a Superintendência do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace) apreendeu, na manhã de sexta-feira (27/04), na Praia do Futuro, uma das visitadas por turistas em Fortaleza, 58 quilos de lagosta vermelha, conhecida como "lagostinha". A ação faz parte do Plano de Fiscalização da Lagosta, deflagrado simultaneamente em 12 estados do país.
Mais de cem pessoas, entre servidores e policiais participaram da operação, que abordou ambulantes e estabelecimentos comerciais. Dez vendedores ambulantes foram flagrados vendendo aos banhistas 50 lagostas. O restante dos crustáceos foi encontrado em um ponto de revenda do produto em um bairro próximo à Praia do Futuro.
O total de multas aplicadas chegou a R$ 3 mil. Os autuados foram conduzidos à Delegacia local para a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) a respeito do crime ambiental: comercializar lagosta no período do defeso da espécie sem a devida licença ou declaração de estoque e abaixo do tamanho mínimo permitido.
Na Barra do Ceará, os fiscais apreenderam 150 pássaros em três casas particulares e numa feira livre. Os portadores dos animais não apresentaram documentação de origem dos pássaros e foram autuados em R$ 25 mil.
(Por Kézia Macedo,
Ascom Ibama/Sede, 27/04/2007)