Em reunião na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (02/05), no Salão Nobre da Presidência, representantes de setores da Casa debateram a implementação de sistema de reaproveitamento da água da chuva na Câmara, também chamado de cisterna. A convite da Casa, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), engenheiro civil Miguel Satler, apresentou dados sobre o uso de cisternas.
Satler, que faz parte do Núcleo Orientado para Inovação de Edificação da UFRGS, disse que a Câmara, que possui uma área de 5.000m², terá a capacidade de reaproveitar ao ano 6,5 milhões de m³ de água da chuva.
Segundo o diretor-geral da Casa, Júlio Sá, poderá ser firmado um convênio entre a Câmara e a UFRGS para a elaboração de projeto para implantação de cisterna. Isso ocorrerá após análise de minuta do conveniamento que será encaminhado pelo professor Satler ao Legislativo. Sá ressaltou ainda que, como contra-partida desta ação, deverá haver uma expressiva economia no uso de água potável. “Esta ação da Câmara também deverá impulsionar outros órgãos públicos a implementarem este sistema, bem como incentivar à conscientização ambiental”, afirmou.
Também participaram da reunião membros das diretorias administrativa, de planejamento, patrimônio e finanças, e a chefia de gabinete da presidência da Câmara.
(Por Alessandra Obem, Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, 02/05/2007