Será inaugurada hoje (2/5), às 14h, na linha Soledade, distrito de São João, em Redentora, usina de produção de álcool, com utilização de cana-de-açúcar, matéria prima fornecida por 30 produtores. É o primeiro complexo de produção de álcool combustível colocado em funcionamento pela Cooperativa Mista de Produção, Industrialização, Comercialização, Biocombustível do Brasil Ltda (Cooperbio), em parceria com Eletrosul, Petrobras, prefeitura e agricultores.
Conforme o presidente da Cooperbio, Romário Rosseto, esta é a primeira das nove usinas que serão colocadas em funcionamento até julho na região. Rossetto informa que a miniusina poderá produzir cachaça, melado, açúcar mascavo e rapadura. Serão instaladas usinas em Caiçara, Iraí, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Palmitinho, Seberi, Erval Seco e Redentora com capacidade de produção de 500 litros de álcool por dia. Em Frederico Westphalen será implantado complexo que produzirá 5 mil litros por dia. Resta ainda licença da Fepam para início das obras.
Durante a Expofred, encerrada ontem em Frederico Westphalen, uma miniusina composta por caldeira, alambique, serpentina e coluna de evaporação, foi colocada em funcionamento. O objetivo foi divulgar o projeto de energias renováveis na região Noroeste.
(Correio do Povo, 02/05/2007)