O subsecretário do Departamento de Estado americano para Assuntos Políticos, Nicholas Burns, viajará à Índia ainda neste mês para promover um polêmico acordo nuclear, após uma rodada de conversações em Washington que obteve "amplo progresso", informou o porta-voz da pasta nesta terça-feira (02/05). O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, disse que "os Estados Unidos se sentem animados com o amplo progresso que se conseguiu nos temas", graças ao diálogo entre Burns e o chanceler indiano, Shivshankar Menon.
McCormack anunciou que "Burns visitará a Índia na segunda metade de maio para conseguir um acordo final". Após um jantar na segunda-feira, Burns e Menon iniciaram conversas formais sobre a questão nuclear. O governo dos EUA não escondeu sua frustração com a lentidão do pacto, que dará à Índia acesso à tecnologia nuclear americana.
As diferenças persistem, sobretudo, em cláusulas que permitem a Washington cancelar o fornecimento de combustível nuclear e equipamento para uso civil, se Nova Déli retomar os testes nucleares. Na Índia, muitos alegam que tal dispositivo impede o desenvolvimento nuclear do país, envolvido em uma corrida atômica com o vizinho Paquistão.
(France Presse, 02/05/2007)