O deputado Berfran Rosado (PPS) visitou, na última sexta-feira (27/04), a recém inaugurada serraria da ScanCom do Brasil, em Minas do Leão. Considerada a maior serraria de eucalipto do mundo, a unidade possui capacidade instalada para produzir 18 mil toneladas/mês, embora a meta inicial seja a produção de 12 mil toneladas. A ScanCom, que emprega 70 funcionários e já prepara a sua expansão a partir do mês de junho, quando elevará seu quadro para 300 empregados, exporta 40% de madeira para a Europa.
Berfran já agendou reunião com o diretor de Planejamento da CEEE, Sérgio Camps, para tratar do aumento de energia para a serraria, a fim de viabilizar sua ampliação. Segundo o gerente, Alexandre Barros, também faz parte do programa de expansão da empresa, a instalação da fábrica de móveis da ScanCom, em área anexa à da serraria. Em sua fábrica de Minas do Leão, a dinamarquesa ScanCom tem como fornecedores a Aracruz e a Matrix - cujas madeiras possuem o "selo verde", certificado exigido pelo mercado europeu – e é considerada "empresa limpa", pois utiliza todo o resíduo de sua produção.
Para o mercado interno, a ScanCom fornece 40% da sua produção de costaneira para a Satipel de Taquari e 20% de madeira para embalagens. Alexandre Barros destaca o cuidado com o meio ambiente, destinando todo o resíduo de forma a não permitir agressões à natureza. "Nossa filosofia é consolidar o conceito de empresa limpa e todas as nossas ações apontam para esta direção". Barros informa que a unidade produz cerca de 5 mil toneladas/mês, necessitando aumentar o número de fornecedores para suprir sua demanda. Durante a visitação, Berfran pode verificar a tecnologia aplicada, a linha de produção, os padrões de segurança para os funcionários e as etapas por que passam a madeira, desde sua chegada à ScanCom, passando pelas linhas de corte, secagem até o armazenamento.
O parlamentar ficou impressionado. "É fascinante verificar o quanto o Rio Grande do Sul está preparado e possui condições para receber grandes investimentos, trazendo a conseqüente criação de emprego para as comunidades". Além de empenhar-se pelo aumento de energia elétrica para a empresa, o que irá gerar mais empregos na região, Berfran já sinalizou que trabalha pela implantação de uma serraria para Rosário do Sul e pretende, nas próximas semanas, visitar também algumas existentes no estado do Paraná, que se notabiliza por possuir importantes empreendimentos no setor.