A CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a Força Sindical realizam nesta terça-feira (01/05) suas tradicionais comemorações pelo Dia do Trabalho. Os dois eventos terão a presença dos ministros da Previdência Social, Luiz Marinho, e do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, além do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Os atos públicos --quando as duas entidades discutirão o ambiente, tema em comum neste ano-- serão em horários diferentes. A Força Sindical irá promover seu ato político entre 10h e 12h. Já a CUT irá realizar seu ato público entre 16h e 17h30.
A CUT pretende debater em sua festa a importância do desenvolvimento econômico com distribuição de renda, a valorização do trabalho e a defesa do ambiente. "Esses temas fazem parte da vida da classe trabalhadora e, portanto, queremos aprofundá-los neste dia de reflexão e de lutas", afirmou Edílson de Paula, presidente da CUT-SP.
Já a Força terá como lema "Os Trabalhadores em Defesa do Planeta". A entidade, juntamente com órgãos ligados ao ambiente, irá distribuir 20 mil mudas de plantas nativas durante a comemoração do Dia do Trabalho.
Além dos ministros e do prefeito de São Paulo, a CUT informou que também estarão presentes a ministra do Turismo, Marta Suplicy, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e os senadores Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy. A central, assim como a Força Sindical, ainda aguarda resposta sobre o comparecimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Palcos
A CUT irá realizar a comemoração do Dia do Trabalho no cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, região central de São Paulo. Nos últimos três anos, a CUT celebrou a data na avenida Paulista e reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Para a festa deste ano, a central não estima números devido à nova localização do evento. Porém, a CUT diz que pela facilidade de acesso ao local, assim como pelo espaço, espera repetir o sucesso de anos anteriores.
Já a Força Sindical estima que 1 milhão de pessoas participarão da comemoração, que será realizada das 7h às 18h, na praça Campo de Bagatelle, próximo ao metrô Santana (zona norte de São Paulo).
A Força Sindical também irá sortear dez carros no valor de R$ 23 mil cada e cinco apartamentos de valor de R$ 50 mil.
Programação
Além dos debates, as entidades prepararam uma série de shows ao longo de todo o Dia do Trabalho.
A festa organizada pela CUT terá shows de artistas como Zeca Pagodinho, Leci Brandão e Bruno & Marrone, Chico César, Exaltasamba, César Menotti e Fabiano, Edu Ribeiro, Jeito Moleque, Guilherme & Santiago, Harmonia do Samba, Grupo Revelação, Negra Li, Caio Mesquita & Rick Vallen, entre outros.
Já a Força preparou 40 shows com artistas como, Zezé di Camargo e Luciano, César Menotti e Fabiano, Daniel, Exaltasamba, Edson e Hudson, Rio Negro e Solimões, Fábio Jr., Gian e Giovani, Guilherme e Santiago, Mastruz com Leite, Matogrosso e Mathias, Grupo Revelação, Rick e Renner, Cezar e Paulinho, Hugo e Tiago, Gino e Geno, Boka Loka, Frank Aguiar, entre outros.
(Folha online, 01/05/2007)