A amizade que une Vera Callegaro à governadora Yeda Crusius não será suficiente para manter a secretária do Meio Ambiente no cargo. Desgastada com a ameaça de investidores de deixar o Estado por conta do atraso na liberação de licenças ambientais,Vera e o presidente da Fepam, Irineu Schneider, devem cair amanhã (2/5). Yeda planeja fazer uma reestruturação completa dos órgãos ambientais.
O destino de Schneider, que assumiu em fevereiro, já está selado há alguns dias. Descontente com a atuação da Fepam,Yeda não teve dificuldade para decidir mudar o presidente. Com Vera é diferente: as duas são amigas, a governadora gosta da bióloga, definida pelos colegas de secretariado como "uma criatura adorável", mas foi convencida de que falta pulso à secretária.
Ontem,Vera tentou trabalhar normalmente. Evitou dar entrevistas e, embora convidada, não foi à solenidade de reinstalação do Gabinete de Gestão Integrada, que reuniu quase todo o primeiro escalão no Palácio Piratini.
Um secretário de Estado confirma que Yeda convidou o procurador de Justiça Carlos Otaviano Brenner de Moraes para o lugar de Vera, mas ainda não obteve a resposta definitiva. O procurador emitiu sinais de que aceitará o convite. O substituto de Schneider na Fepam será escolhido pela governadora e pelo futuro secretário.
(Por Rosane de Oliveira, Zero Hora, 01/05/2007)