Quinze famílias de pequenos agricultores de Redentora, no noroeste Estado, começam a produzir álcool combustível a partir de amanhã (2/5). Na localidade de Linha Soledade, será inaugurada uma microusina da Cooperativa Mista de Produção, Industrialização e Comercialização de Biocombustíveis do Brasil (Cooperbio).
Em construção há cerca de 20 dias, com recursos da Petrobras, a pequena destilaria produzirá 500 litros de álcool por dia. Ligados ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), os sócios da usina são os próprios produtores e também os fornecedores da matéria-prima, a cana-de-açúcar. O diretor de gás e energia da Petrobras, Ildo Sauer, deve participar da inauguração.
A microdestilaria é a primeira entre 10 unidades que serão construídas na região do Alto Uruguai, em parceria entre a Cooperbio e a Petrobras. As demais deverão entrar em operação até o final de junho. Estão disponíveis R$ 2,318 milhões. A produção de álcool combustível surgiu como opção de aumentar a renda dos produtores. Na região, há 290 hectares de cana. O projeto seria pioneiro no país.
- Temos de desenvolver ações produtivas - diz o técnico agrícola da cooperativa, Isaque Eberhardt.
Assim como a usina de Redentora, outras oito produzirão um álcool semi-acabado, que será finalizado em uma unidade central retificadora, a ser construída em Frederico Westphalen. Dali, o produto sairá pronto. De acordo com o presidente da Cooperbio, Romário Rossetto, metade do álcool será destinada ao consumo dos associados, o restante deverá ser vendido.
(Por Silvana de Castro, Zero Hora, 01/05/2007)