A governadora Yeda Crusius, o secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, o presidente da Corsan, Mário Freitas, e o prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, assinaram no último final da semana (28 e 29/4), autorização para a construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) no município.
A ETE Índia Lindóia será construída em uma área de 13 hectares e terá investimento de R$ 6,6 milhões pela Corsan. A obra vai beneficiar cerca de 50 mil moradores de Santo Ângelo, somente na etapa 1, estando prevista e já projetada a sua duplicação. O empreendimento, que estará concluído num prazo de um ano, será referência no tratamento de esgotos na Região Noroeste.
Segundo o secretário Marco Alba, a estação de tratamento de Santo Ângelo é exemplo da preocupação do governo do Estado com o saneamento ambiental. “Hoje apenas 10% dos domicílios atendidos pela Corsan contam com o esgotamento sanitário. Aumentar esse percentual, através de parcerias com o governo federal e com os municípios, é compromisso do nosso governo”. Alba também destacou o empenho da comunidade de Santo Ângelo, que há dez anos luta pela execução da obra, como exemplo de consciência da importância deste empreendimento para a preservação do meio ambiente.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 30/04/2007)