Um caminhão tanque explodiu depois de um acidente e provocou o derretimento do asfalto em uma auto-estrada na Califórnia, neste domingo (29/04). O motorista do caminhão sobreviveu, com queimaduras de segundo grau. Até o fechamento desta edição, não haviam sido registradas outras vítimas.
Testemunhas disseram que a estrutura ruiu com o calor das chamas, que chegaram a 60 metros de altura. O veículo levava 32 mil litros de gasolina e explodiu ao bater em um poste da ponte. O incêndio ocorreu em uma conexão de auto-estradas que liga San Francisco com a cidade de East Bay, na Bay Bridge, por onde passam mais de 500 mil veículos por dia.
O prefeito de San Francisco, Gavin Newsom, chegou a sugerir que o incidente tinha sido causado por um ataque terrorista. Mas, depois, suavizou a declaração: “Parece que foi um acidente. O motorista está em estado crítico, porém estável e não há nenhum outro registro de vítimas”, disse.
A rodovia e a conexão são usadas, principalmente, por pessoas que trabalham em San Francisco e que moram na cidade vizinha. Engenheiros ainda não conseguiram determinar quanto custarão os reparos no complexo viário, nem quanto tempo poderão demorar para ser concluídos. O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, não falou sobre o incidente. A polícia afirmou que não há evidências de que o motorista do caminhão-tanque estivesse sobre efeito de álcool ou drogas. Em 1989, um terremoto destruiu uma parte do complexo viário.
(A Notícia, 29/04/2007)