Cerca de 100 mil pessoas participaram no domingo (29/04) de um "abraço ao rio Uruguai", na ponte que une a localidade argentina de Gualeguaychú com a cidade uruguaia Fray Bentos. A intenção foi protestar contra a instalação de uma fábrica de pasta de celulose na margem oriental do rio que faz fronteira entre os dois países.
Esta é a terceira passeata realizada pela Assembléia Cidadã Ambiental de Gualeguaychú depois das mobilizações de 30 de abril de 2005 e de 2006 para exigir a realocação da fábrica construída pela finlandesa Botnia. Uma longa caravana de carros, ônibus e caminhões partiu do centro da cidade até a cabeceira da ponta, exibindo bandeiras argentinas, uruguaias e com inscrições do tipo "Fora Botnia, Go Home".
O protesto teve o apoio de grupos ambientais de cidades vizinhas e o governador da província de Entre Ríos (Argentina), Guillermo Guastavino, afirmou que a marcha é um marco histórico na defesa do meio ambiente. O governo uruguaio garante que a fábrica terá impacto mínimo sobre o meio ambiente, mas a situação tornou tensa as relações entre os dois governos.
(FP, 29/04/2007)