Muitos americanos, de ambos os partidos, dizem que o aquecimento da atmosfera da terra está tendo sérios efeitos no ambiente agora ou terão logo mais e pensam ser necessário tomar passos imediatos para reduzir seus efeitos, segundo a última pesquisa do New York Times/CBS News.
Noventa por cento dos democratas, 80% dos independentes e 60% dos republicanos disseram que era necessário uma ação imediata para desacelerar o aquecimento da atmosfera e lidar com seus efeitos no aquecimento global. Noventa por cento disse que não era necessário agir agora, e 1% disse que medidas são necessárias.
Relatórios internacionais recentes disseram com quase certeza que atividades humanas são a principal causa do aquecimento global desde 1950. A pesquisa descobriu que 84% dos americanos vêem atividade humana como contribuidora do aquecimento.
A pesquisa também descobriu que os americanos querem que os EUA apóiem a conservação e seja um líder global em problemas ambientais e desenvolvimento de fontes de energia alternativas para reduzir a dependência de combustíveis fósseis como o petróleo. O assunto surge freqüentemente em fóruns públicos, e é provável que junto com a guerra do Iraque e saúde pública, e estará entre os tópicos principais na campanha de 2008.
Quando se trata de passos especifícos para encorajar a conservação ou produzir mais energia, o público está profundamente dividido, a pesquisa descobriu. Pesquisados dizem que eles iriam apoiar aumento do preço da gasolina para reduzir a dependência em petróleo estrangeiro, mas se oporiam a aumentar preços para combater o aquecimento global.
Por amplas margens, eles se opuseram ao aumento nas bombas de gasolina de US$2 por galão, ou até mesmo US$1 para lidar com problemas ambientais e de falta de energia. Três quartos falaram que estariam dispostos a pagar mais por eletricidade gerada por fontes renováveis como energia solar ou eólica.
A visão negative de novos preços de gasolina podem refletir a ampla expectativa que os preços da gasolina irão continuar a aumentar independente da ação do governo. Mais de 80% prevêem aumento dos preços nos próximos meses, com muitos citando a guerra do Iraque como causa principal. A maioria dos que responderam às pesquisas disseram que eles não esperam que nenhuma retirada de tropas americanas do Iraque cause uma queda nos preços.
Quase metade daqueles entrevistados também disse que não acreditam que seus companheiros queiram mudar os hábitos de dirigir para economizar gasolina ou reduzir os gases do efeito estufa, que os cientistas dizem que é o que mais contribui para o aquecimento.
Foi expressa pouca confiança na maneira de lidar do presidente Bush com questões ambientais e de energia, e uma maioria dos entrevistados, incluindo muitos republicanos, disseram que provavelmente os democratas protegeriam mais o ambiente e buscariam maior independência de energia.
(Por John M. Broder e Marjorie Connelly,