Comerciantes de uma cidade da região de Devon, na Grã-Bretanha, afirmam que o local será o primeiro na Europa a aboliar as sacolas de plástico para compras. Todos os 43 comerciantes de Modbury irão parar de fornecer sacolas de plástico aos clientes a partir do dia primeiro de maio.
No lugar delas, os consumidores irão receber sacolas biodegradáveis, sacolas de papel recicláveis ou sacolas reutilizáveis feitas de algodão e juta, fornecidas por uma fábrica da Cornuália. A idéia foi da fotógrafa Rebecca Hosking, que diz ter ficado chocada com o impacto que o plástico tem sobre a vida marítima, durante uma viagem ao Havaí. "Estima-se que cerca de cem bilhões de toneladas de plástico estejam flutuando em nossos oceanos ao redor do mundo, sendo ingerido por animais que vivem no mar", afirmou.
Quando a fotógrafa de 33 anos voltou para casa, em Modbury, ela iniciou a missão de transformar a cidade, livrando-a das sacolas de plástico, e conseguiu convencer todos os comerciantes a aderir à idéia. As sacolas reutilizáveis foram importadas de Mumbai. O desenho que aparece em um dos lados foi impresso na Grã-Bretanha, usando tinta orgânica. A cidade comprou duas mil. O projeto será testado por um período de seis meses.
(BBC, 29/04/2007)