A emissão de poluentes gerada pelos veículos é um dos principais fatores que interferem na qualidade do ar. Desde o início do ano, a Operação Ar Puro da EPTC autuou 54 veículos movidos a diesel que estavam com emissão de partículas sólidas acima do nível permitido. Foram realizadas 113 vistorias.
Os agentes utilizam nas inspeções um aparelho que mede a intensidade da fumaça expelida. Segundo o coordenador de Fiscalização de Transportes da EPTC, Felipe Fraga Sias, os casos irregulares traduzem a falta de manutenção dos veículos. Os condutores foram multados em R$ 127,69, receberam cinco pontos na carteira de habilitação e tiveram o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo recolhido. A frota no RS é de 4 milhões.
Conforme o meteorologista da Fepam Flávio Wiegand, a situação do ar não atingiu níveis preocupantes porque a Capital é privilegiada em termos de dispersão de poluentes. 'As circulações de brisa associadas à proximidade da Lagoa dos Patos, da Serra e do oceano trazem boa ventilação', explica. Wiegand diz que o período mais crítico para concentração de poluentes é o inverno. Porto Alegre acaba beneficiada porque as frentes frias chegam acompanhadas de chuva.
(
Correio do Povo, 29/04/2007)