A Secretaria do Meio Ambiente cumpre cronograma de encontros setoriais para debater o relatório de demandas pelo uso da água, que faz parte do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) em desenvolvimento. Nesta quinta-feira (26/4), houve encontro do setor de saneamento no auditório da Universidade de Caxias do Sul. A reunião iniciou às 9 horas e segue até as 17h. No dia 4 será a vez do setor de agricultura irrigada. A reunião será no auditório da Farsul (Praça Saint Pastous, 125), em Porto Alegre, entre 9h30min e 18 horas.
O encontro setorial da geração de energia elétrica será dia 9, das 13h30min às 17 horas, no Centro Técnico de Aperfeiçoamento e Formação/Cetaf da CEEE, na avenida Bento Gonçalves, 8855, bairro Agronomia, em Porto Alegre. Datas para o encontro de outros setores ainda serão definidas.
Avaliação
Conforme o coordenador do Plano Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Renato Paim, a agenda de encontros busca debater e avaliar os dados técnicos e as informações sobre o uso da água em cada setor, obtidos pelos estudos da consultoria e da comissão de coordenação do PERH.
Além disso, os participantes terão a oportunidade de contribuir com críticas, sugestões e novos dados. “O objetivo maior é transformar o diagnóstico técnico feito pela secretaria em um diagnóstico de cada setor, acordado e validado pelos atores envolvidos com os usos da água”, acrescenta Paim.
O processo de construção do PERH está amparado na participação dos diferentes grupos que compõem a sociedade. O objetivo disso é garantir um acordo político sobre a base de informações técnicas e considerar a água como elemento natural capaz de potencializar o desenvolvimento social e econômico sustentável do RS.
“O plano é de grande importância porque estabelecerá diretrizes que nortearão o estabelecimento de políticas públicas, bem como a definição de investimentos que serão necessários para reverter danos causados pelo uso inadequado da água, prevendo também a sua escassez”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro. O Plano deve estar concluído ao final de 2007 e será encaminhado à Assembléia Legislativa para ser transformado em lei estadual.
(Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, 26/04/2007)